EXTRA LESSON

Sobre a autora

Em meados do século XX, a professora inglesa Audrey McAllen começou a observar dificuldades de atenção e concentração em seus alunos. Trabalhava juntamente com o médico Dr. Norbert Glass, e com a euritmista curativa Eyleen Hutchins. Desde aquela época as crianças nem sempre chegavam às escolas com suas capacidades neurológicas e psico-motoras suficientemente amadurecidas e preparadas para os processos de aprendizagem. Ela desenvolveu, então, um método que inclui exercícios de movimento, pintura e desenho.

O primeiro passo é dar consciência dos movimentos corporais ao aluno através de atividades lúdicas. A partir desta noção corporal ele está apto a conhecer e dominar o espaço ao seu redor, compreendendo a realidade tridimensional. Depois poderá representar seus movimentos corporais e a tridimensionalidade espacial nas várias atividades de leitura, escrita e matemática.

Este método foi editado pela primeira vez em 1974 no livro "The Extra Lesson" (A Aula Complementar). Em sua quarta edição, de 1995, a fisioterapeuta Ingun Schneider revisou e ampliou a pesquisa.

No Brasil, um pequeno grupo de estudos começou a se dedicar a esta pesquisa em Maio de 2000, no Colégio Waldorf Micael de São Paulo, sob a supervisão da pedagoga Maria Eugenia Censoni Obniski, que é a diretora desta Formação, com o apoio da "Association for a Healing Education". Este primeiro grupo certificou-se em Novembro de 2002. Um segundo grupo de Formação começou os estudos e práticas em Setembro de 2001 e deve certificar-se em Novembro de 2004.

Maiores informações em:

http://www.extralesson.com
http://www.healingeducationassociation.org
http://www.steinercollege.edu/remedial.html


Audrey McAllen

Nascida em 30 de Dezembro de 1920 na Inglaterra, Audrey McAllen inicia sua vida profissional como professora de um Colégio Interno em Winchester, inspirada pela mãe.

Durante a Segunda Guerra Mundial, retorna à casa paterna em Southampton, e logo é  convidada a dar aulas para as crianças em sua sala de visitas, devido à imensa falta de escolas na época.

Inicia seus estudos de Antroposofia em Sunfield Homes, em Clent – Birmingham, onde conhece a Euritmista Curativa Eileen Hutchins, que mostrou-lhe o caminho da Pedagogia Waldorf, pois era responsável pelo Seminário de Formação de Professores de Elmfield.  Além destes estudos, que iniciou aos 21 anos, ela participa também de estudos sobre crianças com necessidades especiais em Sunfield Homes, onde conhece o texto de Rudolf Steiner “Antroposofia, Psicosofia, Pneumatosofia”, de 1909.  Com base neste conhecimento aprofunda sua observação dos movimentos das crianças em relação ao desenvolvimento neuro-motor, aos processos de aprendizagem e à estruturação dos níveis de consciência.

Trabalha como professora de classe no Michael Hall, em Forest Row – Sussex, por 10 anos e, apesar da grande realização pessoal, acaba tendo problemas de saúde que a impedem de continuar.

Muda-se para Gloucester em 1961, para cuidar de sua mãe enferma e começa a trabalhar individualmente com os alunos que apresentavam dificuldades, indicados pelo médico da Escola de Wynstones, Dr. Norbert Glas.  Inicia então pesquisas mais profundas com os textos sobre Pedagogia Waldorf, conversas com o Dr. Glas e os colegas desta escola.

Esta pesquisa culmina com a  primeira edição do livro “The Extra Lesson”, em 1973.  Algum tempo depois Audrey conhece o trabalho de neuropsicologia e integração sensorial da neurologista americana Dra. Jean Ayres, que confirma suas pesquisas.

A repercussão de seu trabalho, depois da publicação, levou-a a fazer conferências na Holanda, Estados Unidos e Nova Zelândia.

Faleceu em 17 de Dezembro de 2010. Pedagogos, terapeutas, médicos e pais têm profunda gratidão por esta vida dedicada à pesquisa que nos legou este trabalho de aprofundamento e desenvolvimento na educação das crianças.

by Multisites .::Copyright Recursos Especiais. Todos os direitos reservados::.